Nosso projeto

Educação ambiental

As atividades de Educação Ambiental (E.A) do Projeto Pinípedes do Sul tem como principal objetivo compartilhar informações sobre os pinípedes e os ecossistemas costeiros marinhos, valorizando o conhecimento local e promovendo a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

A E.A desenvolvida pelo projeto é assumida como um campo transdisciplinar do saber, tendo uma visão crítica e emancipatória, em que a Educação Ambiental objetiva promover práticas educativas e sociais. As atividades tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável dos atores sociais individuais e coletivos no ambiente.

 As práticas desenvolvidas seguem a metodologia das Ondas, que é um convite a compor novas experiências em educação ambiental, com a possibilidade de inovação metodológica de acordo com o contexto ao qual se deseja atuar. A organização consiste em cinco diferentes temas geradores de conteúdo e atividades, intitulados “Ondas”, que partem do micro percepção para a macro (eu-outro-natureza-universo), sendo:

Onda 1: Ser-natureza;

Onda 2: O lugar onde vivemos;

Onda 3: Biodiversidade;

Onda 4: Biosfera e ecologia;

Onda 5: Planejamento ambiental.

Cada Onda é composta por objetivos, conteúdos e atividades específicas de cada uma das três áreas do conhecimento envolvidas: ciências do ambiente, arte e educação psicofísica.

A EA desenvolvida pelo NEMA é assumida como um campo transdisciplinar do saber, tendo uma visão crítica e emancipatória onde a Educação Ambiental objetiva promover práticas educativas e sociais que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável dos atores sociais individuais e coletivos no ambiente.
As atividades desenvolvidas seguem a metodologia das Ondas que é um convite a compor novas experiências em EA, com a possibilidade de inovação metodológica de acordo com o contexto ao qual se deseja atuar. Consiste em cinco diferentes temas geradores de conteúdo e atividades, intitulados “Ondas”, que partem do micro percepção para a macro (eu-outro-natureza-universo), sendo: Onda 1: Ser-natureza; Onda 2: O lugar onde vivemos; Onda 3: Biodiversidade; Onda 4: Biosfera e ecologia; e Onda 5: Planejamento ambiental. 
Cada Onda é composta por objetivos, conteúdos e atividades específicas de cada uma das três áreas do conhecimento envolvidas: ciências do ambiente, arte e educação psicofísica.
A EA desenvolvida pelo NEMA é assumida como um campo transdisciplinar do saber, tendo uma visão crítica e emancipatória onde a Educação Ambiental objetiva promover práticas educativas e sociais que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável dos atores sociais individuais e coletivos no ambiente.
As atividades desenvolvidas seguem a metodologia das Ondas que é um convite a compor novas experiências em EA, com a possibilidade de inovação metodológica de acordo com o contexto ao qual se deseja atuar. Consiste em cinco diferentes temas geradores de conteúdo e atividades, intitulados “Ondas”, que partem do micro percepção para a macro (eu-outro-natureza-universo), sendo: Onda 1: Ser-natureza; Onda 2: O lugar onde vivemos; Onda 3: Biodiversidade; Onda 4: Biosfera e ecologia; e Onda 5: Planejamento ambiental. 
Cada Onda é composta por objetivos, conteúdos e atividades específicas de cada uma das três áreas do conhecimento envolvidas: ciências do ambiente, arte e educação psicofísica.

 

A EA desenvolvida pelo NEMA é assumida como um campo transdisciplinar do saber, tendo uma visão crítica e emancipatória onde a Educação Ambiental objetiva promover práticas educativas e sociais que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável dos atores sociais individuais e coletivos no ambiente.
As atividades desenvolvidas seguem a metodologia das Ondas que é um convite a compor novas experiências em EA, com a possibilidade de inovação metodológica de acordo com o contexto ao qual se deseja atuar. Consiste em cinco diferentes temas geradores de conteúdo e atividades, intitulados “Ondas”, que partem do micro percepção para a macro (eu-outro-natureza-universo), sendo: Onda 1: Ser-natureza; Onda 2: O lugar onde vivemos; Onda 3: Biodiversidade; Onda 4: Biosfera e ecologia; e Onda 5: Planejamento ambiental. 
Cada Onda é composta por objetivos, conteúdos e atividades específicas de cada uma das três áreas do conhecimento envolvidas: ciências do ambiente, arte e educação psicofísica.