Nossas espécies

Lobo Marinho do Sul

Lobo Marinho do Sul

Lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis)

O lobo-marinho-de-sul é um mamífero que também pertence à família Otariidae, e possui distribuição geográfica no continente sul-americano desde o Rio de Janeiro, no Oceano Atlântico, até a Península de Paracas (Peru), no oceano Pacífico. Ocorre também nas Ilhas Malvinas. A população mundial dessa espécie é estimada entre 350.000 e 400.000 exemplares, sendo considerada de baixo risco de extinção.   Este é o pinípede mais abundante no litoral do Rio Grande do Sul, podendo ser visto frequentemente nas praias da região sul descansando.

Seu corpo, assim como todas espécies de lobo marinho, é mais delgado comparado ao leão marinho, possuindo focinho fino e alongado e duas camadas de pelo variando de cor negra a marrom (adultos) e cinza prateado (filhotes) e ventre com coloração mais clara: a primeira camada é curta, fina e clara, e a segunda possui pelos escuros e grossos. Indivíduos fêmeas desta espécie vivem de 23 a 30 anos, enquanto que os machos podem viver de 15 a 20 anos. A fêmea adulta pode chegar ao comprimento máximo de 1,40m e pesar em torno de 50 kg, atingindo maturidade sexual entre 2 e 4 anos, enquanto que os machos adultos chegam a 2,00m, pesando até 160kg e atingem maturidade sexual entre 5 e 6 anos; já os filhotes ao nascerem medem cerca de 60 centímetros e pesam 4kg, passando os primeiros 8 a 12 meses junto a mãe amamentando.

Logo ao desmamarem os filhotes começam a migração sozinhos para buscar alimento saindo das colônias reprodutivas e indo para outras regiões próximas, como o litoral brasileiro; comportamento esse que seguirá por toda sua vida adulta. Os locais de reprodução são os mesmos dos leões marinhos, como também a época de acasalamento e do parto, devido a essa sobreposição, casos de predação a filhotes já foram registrados. Nas colônias reprodutivas os machos também formam haréns de fêmeas, com 1 a 13 fêmeas por macho.

Seu mergulho pode atingir até 40-50 metros, com duração média de 3 minutos; sua alimentação é derivada de espécies de vertebrados e invertebrados, como os camarões (Artemisia longinaris e Pleoticus muelleri), lula (Loligo sampaulensis), a corvina (Micropogonias furnieri), a anchova (Engraulis anchoita) e a manjuba (Anchoa marinií). Seu principal predador é a orca (Orcinus orca), porém, em colônias onde ocorre a presença do lobo-marinho-de-sul juntamente ao leão marinho, se observa grande predação de leões adultos em fêmeas e filhote de lobos marinhos.